Pular para o conteúdo principal

Questão de Idade



Estaria mentindo se dissesse que nunca imaginei como seria ou como será a minha vida daqui a alguns anos. Na última semana e na atual, algumas coisas me chamaram a atenção para a maneira como, não só eu, mas as pessoas no geral têm vivido suas vidas.

A primeira delas foi quando, enquanto assistia a um filme numa aula de Jornalismo e Literatura da faculdade, me deparei com uma personagem engraçada. Negra, magra, bonita, usava roupas bem curtas e tinha uma atitude forte no olhar. Ela questionava o porquê ou como, as pessoas conseguiam passar o dia inteiro nas ruas e não olhar para o céu. Não reparar na beleza que ele, sozinho, pode proporcionar. Além disso, ela falava o quão importante é se amar. Amar o que você é e como você é antes de tudo e todos.
A segunda foi hoje. Encontrei uma movimentação diferente na internet. Inúmeras pessoas, incluindo amigos, compartilhando um texto que trazia 25 coisas para se fazer antes dos 25 anos. Eu, particularmente, li a lista com um aperto no coração absurdo. O fato é que, já tenho quase 20 e pouquíssimas das coisas que havia lá eu já fiz ou tenho pretensão de conseguir fazer. Minhas desilusões a parte, analisei as coisas que li e percebi que muitas delas são uma pura e simples questão de desligar o dublê que há dentro de você e “se ligar”. Tornar-se o protagonista.
Não diz respeito ao fato de ter ou não feito 25 anos. Vejo pessoas todos os dias, vivendo suas vidas, completamente desconectadas de si mesmas. Totalmente alheias ao restante do mundo. Sinceramente, isso me entristece, porque como eu disse, não significa ter ou não certa idade, significa: quando você vai decidir viver?  (No sentido amplo da palavra).
Daqui três, cinco, dez anos, eu não sei o que eu imagino. No momento eu só posso contar o que desejo, e desejo mesmo que os meus planos deem certo. Desejo que os números que joguei na semana passada saiam na loteria. Desejo infinitamente que aquele cara que eu beijei dois dias atrás na balada possa ser o homem da minha vida, ou não. As coisas que quero fazer também são incontáveis, quero sim, como na lista, parar de me odiar e odiar o que encontro no espelho todos os dias pela manhã. Quero conseguir manter a capacidade que desenvolvi de expressar os meus sentimentos. Quero as pessoas que amo, amigos, colegas, e até os desconhecidos que sorriem para mim na rua ou na festa da faculdade, estejam presentes no meu futuro.
Mas, antes de tudo isso quero que o amanhã chegue, e que eu tenha a oportunidade de me dizer: “hoje vou me permitir viver mais um dia”. Gosto dessas promessas de segundas que nunca se cumprem, mas sempre estão lá. (Sabe? Tipo aquelas: amanhã vou começar uma dieta rigorosa, e no final não dura nem três dias). Gosto de ainda ter um, dois, ou três, ou vários itens da lista para checar; assim a vida se torna mais longa, mais prazerosa, mais gostosa. E que se danem os vinte e cinco anos… eu vou ter quinze para sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ela venceu

We were born sick You heard them say it My church offers no absolutions She tells me: Worship in the bedroom ♪ Saber como começou é um mistério. Pode ter sido naquela bronca desnecessária; no pedido de algum doce na rua; no olhar inocente para salgadinhos e guloseimas no supermercado, seguidos de um “nem pensar, mocinha”. Não tem como saber. A compulsão alimentar tem muitas formas de reivindicar seu espaço. Vem ardilosa, às vezes como um ato de “rebeldia”, às vezes sem motivo nenhum, só vem e preenche tudo, como um tsunami de magnitudes nunca vistas.  No caso dela não foi diferente. É quase cruel como crianças conseguem perceber suas privações e encarar isso como um ataque. Sorrateiro como uma cobra no mato, o sentimento de que algo não está certo é inevitável: por que nunca podia ter coisas gostosas na sua lancheira da escolar? Por que nunca podia comprar os lanches na cantina? Porque nunca podia tomar refrigerante aos finais de semana, como todo mundo? Ela não entendia.  Mesmo assim,

Vai dar tempo?

So, before you go Was there something I could've said To make it all stop hurting? It kills me how your mind can make you feel so worthless Será que a gente vai ter tempo para fazer tudo o que acha que não tem tempo pra fazer hoje? Será que amanhã, ou depois, ou qualquer outro dia que vai se chamar "amanhã" de novo, a gente consegue finalmente começar aquela dieta? Frequentar a academia, pegar o carro pra dirigir? Juntar a grana para aquela viagem? Se organizar e ir morar sozinho? Sozinho, só você e você, com essas pendências e todas as outras mais que a sua memória fez questão de esquecer agora, afinal, é muita informação para um só HD. Será? Sei lá.  Eu sei lá o que é que eu quero hoje, mas eu quero tudo isso. Tudo isso que eu nem sei o que é, mas eu sei que vai dar trabalho, então é melhor querer agora, do que decidir querer depois e de repente perceber que eu nem queria mesmo. Acho que isso de "eu nem queria mesmo", é quase uma estratégia nossa, para quando

Modéstia à parte II

Modéstia à parte II (minha pobre adaptação do seu maravilhoso texto) Por Isabelle Brown Você se deixou em mim. Cheia de medo de se perder, como quem não quer trilhar um caminho inseguro. Singular, como a flor de Drummond. Rompeu o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio. “Da-me comparação exata e poética para lhes dizer (...)” o que significa ter que desafiar o espaço-tempo para conseguir desfrutar da sua rara presença. Tão pouco tempo... como captar suas ideias de maneira plena? Nunca vou saber. Tal como a Teoria da Relatividade Restrita ignora os óbvios efeitos da gravidade, você desconsiderou o pior de mim. Todos os níveis de respeito e carinho adentrando as janelas de casa que agora iluminam mais uma pele, mais uma vida. Com a nova moradora a rotina da casa ficou diferente. As portas que antes permaneciam trancadas, não deixaram de existir, mas hoje permanecem sempre abertas para que ficar seja uma escolha e a voltar, uma agradável surpresa. Todos sabem quem você é, mas descrevê-la