Pular para o conteúdo principal

Sobre as coisas que eu não acredito...




...e sobre a minha mania de acreditar no que não existe. 

A paz mundial, o fim do ódio, o fim da dor, a despoluição dos rios ou do meu coração, sua promessa de lavar aquele sapato velho ou de reformar sua mesa de madeira, aquele olhar que parecia dizer tudo e nada ao mesmo tempo, princesas, a fantástica fábrica de chocolates, o amor e finais felizes. Eu não acredito em nada disso. E não é que tenha algo de pessimista não, é por não acreditar mesmo. Por não pôr fé, por achar descartável. Ilusório, utópico. Mentiroso.

Clichês como "o tempo vai curar" nunca fizeram a minha cabeça. Muito mais pelo fato da minha teimosia sem igual do que qualquer outro motivo. A gente fala tanto de como as coisas poderiam e devem ser e esquece de viver elas primeiro, esquece que, para algumas muitas coisas e situações na vida, não existe uma receita ou resposta pronta. Taí um dos motivos pelo qual acho que as pessoas prolongam seus sofrimentos. Esse costume de acreditar que tudo tem uma explicação, razão ou circunstância. E olha, calma, eu em partes, também acredito nisso. Não sou fã do acaso e nem acho ele muito válido, mas ele existe tá? Ele vai estar lá. E você, não vai poder explicá-lo ou defini-lo, colocá-lo numa fórmula na forma de um poema ou uma música e generaliza-lo para o resto da sua vida ou da vida dos outros. O acaso, como eu entendo, serve para a gente despertar em algum momento e perceber que o vento nunca vai soprar sempre na mesma direção. Nem todas as histórias de amor tem finais felizes, você não vai lavar aquele sapato velho, o amor é uma construção psicológica, o ódio não vai acabar e não haverá a despoluição do meu coração. 

Mas para todo não, existe um sim, ou dois. E para as coisas que eu não acredito, existem as que eu acredito e que interessantemente não existem. Sou daquele tipo de pessoa que fecha os olhos e anda na corda bamba. Eu acredito nas verdades que ele disse, acredito nos beijos que prometeu, acredito naquele bilhete de loteria que joguei na semana passada, acredito na gente. Acredito nos sorrisos solitários das ruas, acredito no futuro que eu nunca vou ter.  Eu acredito em bruxas, demônios e principalmente em fantasmas. Eu acredito no escuro e no poder das palavras. Eu acredito em mim. Aquela música que você cantou, lembra? Eu também acredito nela. 

Eu sou do tipo que me apego a tudo. Mas não por medo de um dia não lembrar, ou esquecer-se de alguém ou algum momento importante. Normalmente quando faço isso, é na tentativa de manter a pessoa ou o momento vivos, ali, palpáveis. Porque eu sou assim, preciso tocar, preciso sentir, preciso que queime para eu saber que dói, preciso que molhe para eu saber que é frio. Vivo a base das experiências empíricas. E com ela não foi diferente. Nos primeiros meses eu já sabia qual seria o final, eu já sabia o que vinha pela frente e que só com muita sorte eu passaria viva pelo tsunami que ela seria. Mesmo assim, fechei os olhos e fiz tudo no maior estilo “deixa a vida me levar”. Como quando uma mãe leva o filho a praia e logo avisa “olha, cuidado! O mar é traiçoeiro, não vá muito para o fundo” e a criança faz o quê? Vai para o fundo. É lógico! E  o que acontece? Vem uma onda e arrasta a criança com tanta força no chão que provavelmente ela nunca mais vai querer brincar de “ir para o fundo”. Acontece que pra mim, o fundo não era e nunca foi suficiente.

A gente se prende a realidade e tem esse costume insuportável de delimitar uma linha para as coisas que são de verdade e as que são de mentira. O que é real para você? Aquele abraço que ele te mandou por telefone, você sentiu? E aquele perfume que tomou conta de você naquela noite quando lembrou do dia em que se conheceram, foi real? Quem tem o poder de segurar a linha tênue que te separa da realidade que você cria, da realidade que eles acreditam? 

Aquela coisa que a gente chama de tempo passou. Passou e eu até que acostumei com aquela historinha idiota e mentirosa que todo mundo que sofre ou já sofreu de amor inventa: “ai agora eu vou ser feliz sozinha”. Tava legal até. Mas eu não sou essa pessoa. Nem eu, nem você e nem ninguém neste mundo nasceu para estar sozinho. Por mais que eu tenha negado isso para mim durante meses a fio, eu percebi que estar sozinho às vezes pode ser uma escolha, mas na maioria das vezes é só um estado do qual nós queremos nos livrar vorazmente. E tem gente que acostuma sabia? Acostuma tanto que chega uma hora que não aguenta mais. Não suporta nem olhar os outros nas ruas. Ver beijos nas novelas ou ouvir músicas românticas. Dia dos namorados então é O inferno. Dá vontade de abrir um buraco no meio da terra e se enfiar o mais fundo que conseguir. 

E eu me pergunto se é possível que nada disso tenha sido real. Se é possível que toda a dor, todo o sofrimento, toda a angustia tenha sido um delírio. Hoje, eu insisto nas coisas que não acredito e na minha mania de acreditar no que não existe, porque para mim, ela foi real.

Comentários

  1. “ai agora eu vou ser feliz sozinha. Tava legal até..." aparecer alguém que faça você mudar de ideia.
    "Mas eu não sou essa pessoa." Exatamente isso!
    Adorei amiga!

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que o amor tem as suas fases, sabe? Existe a fase ilusória, a fase real, a fase boa, a fase ruim, a dor de amor, o ciúme de amor, a raiva de amor.. As pessoas falam tanto sobre amor (em filmes e músicas), inventam frases e promessas (o tempo vai curar) para fazer com que o amor perca um pouco o peso sobre a vida daquela pessoa que o sente, para que ela possa superar, para que ela veja como.. algo banal.
    Mas o amor é a maior e mais potente força do universo. Maior que qualquer outra coisa. Por isso quando se está mal alguém diz que vai passar, porque as pessoas precisam seguir em frente e entender a importância daquele amor e tirar lições. Mas até o ponto que o sofrimento não possa impedi-las de seguir.
    Tanto que algumas pessoas levaram muito a sério a história de não levar o amor a sério, banalizando-o.
    Sobre o real.. É o que você pode tocar e sentir. É o que você escolhe acreditar.
    Sobre o que existe.. É o que você pode ver e compreender. É o que você escolher acreditar.
    Tudo na vida são escolhas, até mesmo quando vencemos a nós mesmos e decidimos "Vamos esquecer aquela pessoa". Daí a vida vem e diz: "Perai queridinha, só vou aplicar o remédio TEMPO quando eu achar que você está preparada". Então depois que você escolheu jogar a bomba atômica e apagar aquela pessoa, a vida se mostra mais sábia e.. Você só vai seguir em frente completamente sem nenhum resquício quando.. For a hora certa. Com ou sem tempo.

    É possível sentir solidão? É possível sentir o vazio? Porque é estranho não ter ninguém em seus pensamentos.. É estranho não ter alguém com quem se importar, não receber mensagens de volta.. Quer dizer que a pessoa só existe se retribuir às nossas expectativas? Eu acho que não.. As pessoas só devem existir nas nossas vidas quando estão de fato atuando nas nossas vidas! Fácil falar né? rs

    Existe o que você escolhe acreditar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ela venceu

We were born sick You heard them say it My church offers no absolutions She tells me: Worship in the bedroom ♪ Saber como começou é um mistério. Pode ter sido naquela bronca desnecessária; no pedido de algum doce na rua; no olhar inocente para salgadinhos e guloseimas no supermercado, seguidos de um “nem pensar, mocinha”. Não tem como saber. A compulsão alimentar tem muitas formas de reivindicar seu espaço. Vem ardilosa, às vezes como um ato de “rebeldia”, às vezes sem motivo nenhum, só vem e preenche tudo, como um tsunami de magnitudes nunca vistas.  No caso dela não foi diferente. É quase cruel como crianças conseguem perceber suas privações e encarar isso como um ataque. Sorrateiro como uma cobra no mato, o sentimento de que algo não está certo é inevitável: por que nunca podia ter coisas gostosas na sua lancheira da escolar? Por que nunca podia comprar os lanches na cantina? Porque nunca podia tomar refrigerante aos finais de semana, como todo mundo? Ela não entendia.  Mesmo assim,

Vai dar tempo?

So, before you go Was there something I could've said To make it all stop hurting? It kills me how your mind can make you feel so worthless Será que a gente vai ter tempo para fazer tudo o que acha que não tem tempo pra fazer hoje? Será que amanhã, ou depois, ou qualquer outro dia que vai se chamar "amanhã" de novo, a gente consegue finalmente começar aquela dieta? Frequentar a academia, pegar o carro pra dirigir? Juntar a grana para aquela viagem? Se organizar e ir morar sozinho? Sozinho, só você e você, com essas pendências e todas as outras mais que a sua memória fez questão de esquecer agora, afinal, é muita informação para um só HD. Será? Sei lá.  Eu sei lá o que é que eu quero hoje, mas eu quero tudo isso. Tudo isso que eu nem sei o que é, mas eu sei que vai dar trabalho, então é melhor querer agora, do que decidir querer depois e de repente perceber que eu nem queria mesmo. Acho que isso de "eu nem queria mesmo", é quase uma estratégia nossa, para quando

Me espera?

Os dias tem sido ensolarados, o vento é apenas uma brisa fresca que toca o rosto atrás das grades nas janelas. Há alguns dias eu estava me lembrando do cheiro que o mar tinha na última vez em que o ano virou. Eu gosto muito do mar, gosto do som, da textura da água, da temperatura e do gosto salgado que deixa na pele. Essa brisa que agora insiste em romper a regra do afastamento nada se compara àquela que sinto quando os meus olhos se fecham diante da imensidão oceânica.  O novo ano veio com as promessas clichês, os risos sem motivos, os planos inflamados e o coração cheio de vontade dela. Os beijos, o toque, as vezes em que fizemos amor, o calor, tudo isso foi transformado em gasolina e eu sou o carro. As lembranças me alimentam na tentativa ininterrupta de pensar em dias melhores.  Alguma coisa nos obrigou a apertar o botão pausar. Sinto como se todos estivéssemos sendo colocados em uma prova de resistência, onde as únicas pessoas que sobrevivem são aquelas com capacidade de ter e